quarta-feira, 16 de maio de 2012

DOIS CURTAS GAÚCHOS EM EXIBIÇÃO NO CURTA NAS TELAS


O projeto Curta nas Telas apresenta, de 18 a 24 de maio de 2012, o curtametragem O CÃO, de Abel Roland e Emiliano Cunha. As exibições ocorrem na Sala 01 do Arcoíris Boulevard, nas sessões das 19h e 21h20, acompanhando o longa O Corvo (The Raven), de James McTeigue.  

O CÃO é o quinto dos 12 filmes selecionados na 38ª edição do Curta nas Telas  a entrar em exibição. Na trama, diferentes núcleos de personagens são unidos por um fator comum: a intolerância aos latidos incessantes de um cão. Os latidos do animal ressoam pela rua, interferindo e modificando as ações cotidianas da vizinhança. Através da narrativa fragmentada, a dupla de diretores gaúchos Abel Roland e Emiliano Cunha trabalha a questão da comunicação (ou da ausência dela) na vida em sociedade, onde a paz e o sossego voltam a reinar através de um ato de crueldade.


O CÃO,
de Abel Roland e Emiliano Cunha (Porto Alegre, ficção, 9min, digital, 2008)
Sinopse: Um cão late. Um casal discute. Uma família se desentende. Irmãos ensaiam. Amigos jogam futebol. O insuportável exercício da convivência. Uma história comum, que faz refletir sobre a capacidade – ou incapacidade – de se comunicar e viver em sociedade.

Ficha Técnica – Direção: Abel Roland e Emiliano Cunha / Roteiro, Fotografia e Montagem: Abel Roland / Produção: Carlos Paixão e Diogo Zanella / Elenco: Gustavo Suarez, Mafalda Panattieri, Charlie Severo e Márcia Ilha Marques.

Além de O Cão, também segue em exibição, de 18 a 24 de maio de 2012, o curtametragem OS VIAJANTES, de Vinicius Nora. As exibições ocorrem na Sala 03 do Cineflix Shopping Total, nas sessões das 13h35, 16h20, 19h05 e 21h50, acompanhando o longa A Batalha dos Mares (Battleship), de Peter Berg.  


Em OS VIAJANTES o diretor Vinicius Nora, utilizando a animação como recurso técnico, apresenta uma sátira aos filmes de ficção científica explorando com humor temas comuns ao gênero, como viagens temporais e conflitos com raças alienígenas. Na trama, brasileiros investigam uma tecnologia extraterrestre que torna a Terra um planeta inteiramente dependente. Os Viajantes ecoa citações ao universo das space operas, como Star Wars, e de séries canônicas como Star Trek e Babylon 5, brincando com os clichês e as peculiaridades dos filmes de sci-fi.

OS VIAJANTES, de Vinicius Nora (Porto Alegre, animação, 12min, 35mm, 2007)

Sinopse: No futuro, brasileiros investigam uma tecnologia alienígena que torna a Terra um planeta dependente. Uma sátira a filmes de ficção científica.

Ficha Técnica: Direção e produção - Vini Nora / Roteiro - Marcio Schonardie / Arte - Luis Barth eTthiago bulhões / Som - Kiko Ferraz / Trilha - Lucio Dorfman e Pablo Pons / Vozes - Kiko ferraz, Otto Guerra, Marta Machado, Heiz Limaverde, Vini Nora e Falcão.
Sobre o Curta nas Telas
O projeto Curta nas Telas é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS). O objetivo do projeto é divulgar a produção nacional de curtas-metragens, exibindo, no circuito de cinemas de Porto Alegre, os filmes selecionados. Em 37 edições, foram exibidos 257 curtas de todo o Brasil. Em 2011 o Curta nas Telas celebrou com orgulho 15 anos de existência, sedimentando sua importância na difusão do curtametragem nacional. Uma longevidade alcançada, principalmente, graças à excelência do audiovisual brasileiro.

Os próximos selecionados na 38ª Edição do Curta nas Telas a entrar em cartaz serão:
Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo, de Rodrigo John – no Arcoiris Cinema.
De Lá Pra Cá, de Frederico Pinto – 25 de maio a 7 de junho, no Guion.
Mediatraining, de Eloar Guazzelli e Rodrigo Silveira – 8 a 21 de junho, no GNC Cinemas.
Deus, de André Miranda – 22 de junho a 5 de julho, no Cinemark.
Três Vezes Por Semana, de Cris Reque – 6 a 19 de junho, no Espaço Itaú de Cinema.
Peixe Vermelho, de Andreia Vigo – 3 a 16 de agosto no Cineflix.
O Céu no Andar de Baixo, de Leonardo Cata Preta – 17 a 30 de agosto, no Espaço Itaú de Cinema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário