quinta-feira, 24 de maio de 2012

COTIDIANO DO DESENCONTRO EM DE LÁ PRA CÁ, NA 38ª EDIÇÃO DO CURTA NAS TELAS

O projeto  Curta nas Telas apresenta, de 25 de maio a 7 de junho de 2012, o curta-metragem De Lá Pra Cá, de Frederico Pinto. As exibições ocorrem na Sala 02 do Guion Center, na sessão das 21h30, acompanhando o longa Raul - o Início, o Fim e o Meio, de Walter Carvalho.  
DE LÁ PRA CÁ, dirigido por Frederico Pinto, é o sexto dos 12 filmes selecionados na 38ª edição do Curta nas Telas  a entrar em exibição. Ciro é segurança e trabalha à noite. Clarisse é doméstica e trabalha durante o dia. Os dois são casados, têm uma filha e se encontram apenas momentaneamente na estação do Trensurb, que os leva da região metropolitana, onde vivem, a Porto Alegre, onde trabalham. O cotidiano do casal é regido por um mecânico exercício de desencontros. O lar, em vez de agregar, funciona feito um limbo que evidencia a ausência de uma das partes, solidão aplacada apenas pela presença da filha. Seus olhares se cruzam diariamente no vai e vem da estação.  Um breve momento, um vínculo frágil, mas que ainda os une.


No último Festival de Gramado, De Lá Pra Cá foi o grande vencedor da Mostra Gaúcha, conquistando os prêmios de Melhor Filme, Direção e Ator, para o uruguaio Horacio Camandulle, conhecido do público gaúcho por sua atuação no longa Gigante.
DE LÁ PRA CÁ, de Frederico Pinto (Porto Alegre, drama, 14min, 35mm, 2011)
Sinopse: Ciro é segurança e trabalha de noite. Clarisse é doméstica e trabalha de dia. Os dois são casados, moram na região metropolitana e trabalham em Porto Alegre. Andam de lá pra cá e só se encontram na estação do Trensurb. Um vínculo frágil, mas que ainda os une.

Ficha Técnica – Direção e Roteiro: Frederico Pinto / Produção Executiva: Camila Gonzatto / Montagem: Kiko Ferraz / Direção de Fotografia: Juliano Lopes / Empresa Produtora: Armazém de Imagens Ltda./ Elenco: Luciana Éboli, Horacio Camandulle e Maysa Franco.

Sobre o Curta nas Telas  

O projeto Curta nas Telas é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS). O objetivo do projeto é divulgar a produção nacional de curtas-metragens, exibindo, no circuito de cinemas de Porto Alegre, os filmes selecionados. Em 37 edições, foram exibidos 257 curtas de todo o Brasil. Em 2011 o Curta nas Telas celebrou, com orgulho, 15 anos de existência, sedimentando sua importância na difusão do curta-metragem nacional. Uma longevidade alcançada, principalmente, graças à excelência do audiovisual brasileiro.

Os próximos selecionados na 38ª edição do Curta nas Telas a entrar em cartaz serão:
Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo, de Rodrigo John – no Arcoíris Cinemas.
Mediatraining, de Eloar Guazzelli – 8 a 21 de junho, no GNC Cinemas.
Deus, de André Miranda – 22 de junho a 5 de julho, no Cinemark.
Três Vezes Por Semana, de Cris Reque – 6 a 19 de julho, no Espaço Itaú de Cinema.
Peixe Vermelho, de Andreia Vigo – 3 a 16 de agosto no Cineflix.
O Céu no Andar de Baixo, de Leonardo Cata Preta – 17 a 30 de agosto, no Espaço Itaú de Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário