sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Curta nas telas exibe ROSA E BENJAMIN, que mostra a relação de Casal na Terceira Idade

O projeto Curta nas Telas exibe até 23 de setembro o curta Rosa e Benjamin, de Cléber Eduardo e Ilana Feldman, na Sala 04 do GNC Moinhos, acompanhando o longa Amor à Distância, de Nanette Burstein, às 19h20 e 22h.

Em Rosa e Benjamim a relação na terceira idade se mostra em sua matriz cotidiana. Quando somos apresentados ao casal, não entendemos muito bem como funciona essa dinâmica. De início achamos que se trata de uma relação que caiu na pura comodidade. Porém, com o passar dos minutos, percebe-se que ali cabem todos os sentimentos.
O fora de quadro faz tanto parte da história como o que é mostrado. O imaginário de Benjamim vai sendo moldado junto com o nosso, quando Rosa fala do vizinho que acabou de se mudar, e que nós não vemos. Não que Rosa o traia ou tenha a intenção de despertar o ciúme do marido, é que os elementos subjetivos são todos fortes demais, nos dando a sensação de que realmente há algo suspenso no ar.
A construção da imagem é perfeita. O casal se mantém nessa estrutura, conversam sem se olhar, enquanto ela cumpre suas tarefas domésticas, ele continua lendo seu jornal e revista fazendo disso uma forma de se manter a certa distância. E então vemos o casal na cama, mas ali alguma coisa muda e parece haver um carinho e um resgate do sentimento. E assim o filme segue sem nos dar certezas do que realmente acontece, de como o casal se vê – exatamente como o amor. O amor nas mais diversas formas também está ali existindo, fora de campo como todos os outros sentimentos. (trechos da crítica de Monique Rodrigues, extraído do Curta Cinema: crítica - Festival Internacional de Curtas do RJ).Rosa e Benjamin, de Cléber Eduardo e Ilana Feldman (São Paulo, drama, 15 minutos, cor, 35mm, 2009) – Censura Livre
Sinopse: Um casal de muitos anos em uma casa no Jabaquara. Um novo vizinho, desconfiança, notícias de um prédio novo, acidente na vizinhança. O casal na casa e a casa na cidade.

Ficha técnica – Roteiro e Direção: Cléber Eduardo e Ilana Feldman / Produção Executiva: Zita Carvalhosa / Direção de Produção: Leonardo Mecchi / Direção de Fotografia: Katia Coelho ABC / Direção de Arte: Roberto Hukai / Montagem: Caetano Gotardo e Cléber Eduardo / Edição de Som: Eduardo Santos Mendes / Som: Gustavo Nascimento
Elenco: Germano Haiut e Helena Esteves.

Premiação: Melhor Direção – 9º Goiânia Mostra Curtas / Melhor Roteiro – 16º Vitória Cine Vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário