sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Animação PRIMEIRO MOVIMENTO em cartaz no Aero Guion


O projeto Curta nas Telas coloca em cartaz mais um título a partir de 12 de setembro, o curta de animação Primeiro Movimento, de Érica Valle. Primeiro Movimento será exibido até o dia 25 de setembro, no Aero Guion 3, antes do longa Asterix nos Jogos Olímpicos, nas sessões das 14:30, 16:30 e 18:50.
PRIMEIRO MOVIMENTO, de Érica Valle (São Paulo, animação, 35mm, cor, 06 minutos, 2006) - CENSURA LIVRE Sinopse: Um delicado encontro amoroso encenado como um balé circense com trilha musical da versão para rabeca e flauta do concerto duplo de Johann Sebastian Bach, por Antônio Nóbrega.
Ficha Técnica: Direção, Arte e Animação de objetos - Érica Valle / Animação 2D - Marão / Direção de Produção - Analúcia Godoi / Produção Executiva - Ana Luiza Pereira / Cenários - Ricardo Martins Valle / Finalização - Eduardo Amodio / Edição de Som - Ana Luiza Pereira / Trilha Musical - Antônio Nóbrega / Realização - Rocambole Produções Audiovisuais Ltda.

Prêmios: PRIMEIRO LUGAR - 20ª Mostra de Vídeo de Santo André / MELHOR VÍDEO - 20ª Mostra de Vídeo de Santo André / MELHOR ANIMAÇÃO - 7ª Mostra Taguatinga / PRÊMIO PESQUISA DE LINGUAGEM - 13º Vitória Cine Vídeo / MELHOR FILME, SONOPLASTIA E ORIGINALIDADE TÉCNICA - Festival Sabbis de Desenho animado / MELHOR CURTA-METRAGEM, JÚRI POPULAR E JÚRI PROFISSIONAL - 5º Festival de Cinema de Ribeirão Preto / MELHOR ANIMAÇÃO - Festival Guarnicê de Cinema / MELHOR ANIMAÇÃO - 10º Festival de Cinema de Curitiba.


Mais informações sobre o filme: Personagens leves como o ar... O curta-metragem autoral "Primeiro Movimento", de Érica Valle, é a mais recente produção brasileira a usar animação de objetos. A música de J. S. Bach (que empresta o título ao filme), numa brilhante interpretação de Antônio Nóbrega, conduz a coreografia de encontros e desencontros em que se baseia a estória. Ritmo sensível, formas simples e movimentos fluidos mascaram a inovação técnica extremamente trabalhosa. A fina integração entre as pinturas de cenário, os objetos e a animação 2D dão ao trabalho uma identidade bastante particular. Vencedor de inúmeros prêmios, com destaques para a pesquisa de linguagem. Singela animação, por Pedro de La Rocque (04/10/2007) Havia muito tempo que eu não tinha o prazer de assistir a uma animação tão peculiar e de tanta personalidade quanto a brasileira Primeiro Movimento (2006) - o que é, de certa forma, digno de estranhamento dada a liberdade natural a essa arte. Em meio a um mar de filmes indistintos, é boa a sensação quando deparo-me com uma produção verdadeiramente singular. Basicamente, Primeiro Movimento narra, ao longo de seus breves 6 minutos de duração, o encontro de um rapaz e uma moça enamorados. A atmosfera geral remete ao interior brasileiro - talvez mineiro, talvez nordestino - tanto pelas cores e formas quanto pela trilha. A música, por sinal, é de excelente origem: o bom e velho Johan Sebastian Bach. Trata-se de um concerto sabiamente adaptado para rabeca e flauta. Assim, com timbres familiares a todos nascidos nessas terras, o romance desenvolve-se em ballet. Esse, por sua vez, dá exposição ao íntimo das duas personagens. Notável também, ao menos aos olhos do leigo que vos escreve, é o fluido efeito que obtiveram da técnica de animação stop motion. Os quadros foram capturados com tamanha perfeição que custei a crer que não tratava-se de animação computadorizada de improvável sensibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário