
A partir de 28/11, sexta, até 04/12, o curta O Crime da Atriz muda de sala e horário, vai para a sala 05 do Cinemark Ipiranga, na sessão das 21h15min, junto com o longa Vicky Cristina Barcelona.
O projeto
O curta tem como personagem uma atriz (Inês Peixoto) inconformada com o papel reduzido que lhe foi designado pelo diretor e que tenta ampliar sua participação numa peça teatral, mostrando o seu talento através de um gesto de rebeldia em pleno palco.
Dirigido por Elza Cataldo, também responsável pela produção e roteiro do filme, O Crime da Atriz aborda o universo de uma trupe brasileira de teatro no final do século XIX. O Teatro Municipal de Sabará, em Minas Gerais, é a locação dessa comédia interpretada por atores do Grupo Galpão - uma referência de qualidade artística no cenário mineiro e nacional. O curta é uma adaptação do conto O Crime da Atriz Mariskin, do escritor russo Arkadi Avertchenko (1881-1925). A iconografia e as formas de interpretação russas foram adaptadas ao contexto artístico brasileiro pela diretora Elza Cataldo.
O Crime da Atriz, de Elza Cataldo (Minas Gerais, comédia, 35mm, cor, 13 minutos, 2007)
Ficha Técnica: Direção, produção e roteiro - Elza Cataldo / Produtor Associado - Anderson Farias / Direção de Fotografia - Pedro Farkas / Direção de Arte - Nélio Ribeiro / Figurino - Sayonara Lopes / Montagem - Armando Mendz e Felipe Minicucci / Som direto - Gustavo Campos / Realização - Persona Filmes.
Elenco: Inês Peixoto, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Antônio Edson, Rodolfo Vaz, Júlio Maciel, Teuda Bara, Simone Ordones, Beto Franco
Premiação: Melhor Curta Brasileiro, Prêmio do Público e Prêmio TeleImage na 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 2007.
Poderão participar do Concurso filmes de curta-metragem brasileiros, em bitola 35 mm, com duração de até 15 minutos, incluídos os créditos, que não tenham sido exibidos através da Lei Federal nº6821/1975 e que tenham sido realizados após o ano de 1990, inscritos por pessoas físicas e jurídicas.
O Regulamento com as normas do concurso, bem como a ficha de inscrição, está disponível no site www.portoalegre.rs.gov.br/cultura. Maiores informações podem ser obtidas na Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, pelos fones: (51) 3289-8137 e (51) 3289-8133 ou pelo e-mail curtanastelas@smc.prefpoa.com.br.
Importante: só serão aceitas as inscrições realizadas até a data acima informada e que estejam de acordo com as normas do Regulamento.
(Distrito Federal, drama, 35mm, cor, 15 minutos, 2002) – CENSURA 16 ANOS.
Ficha Técnica
Direção e Roteiro - Gustavo Galvão / Produção - André Luis da Cunha e Gustavo Galvão / Câmera - Marcus César Alencar / Montagem - Caetano Curi e Gustavo Galvão / Trilha Sonora - Frank Poole / Edição de Som - Pauly Di Castro.
Elenco - Marcius Barbieri, Juliana Moreira Lima e Murillo Grossi.
Com direção e roteiro de Gustavo Galvão , o filme traz no elenco Marcius Barbieri, Juliana Moreira Lima e Murillo Grossi.
O projeto
Entre os filmes selecionados nessa edição ainda será exibido em Porto Alegre nos próximos meses o curta O Crime da Atriz, de Elza Cataldo.
EMMA NA TEMPESTADE, de Gustavo Galvão
(Distrito Federal, drama, 35mm, cor, 15 minutos, 2002) – CENSURA 16 ANOS.
Sinopse: Homem e mulher iniciam um sensual jogo de insinuações e troca de olhares em um ônibus, interrompido pelo desaparecimento dela. Ansioso, o homem decide procurá-la.
O curta Sete Minutos é o verdadeiro "cinema de periferia", novo gênero cinematográfico que surge no país, conforme definição dos próprios diretores, e mostra os últimos sete minutos de vida de um jovem traficante da periferia.
SETE MINUTOS, de Cavi Borges, Júlio Pecly e Paulo Silva (
Sinopse: Feito em plano seqüência, com a câmera em primeira pessoa, não chegamos a ver o rosto do protagonista. Trata-se de um traficante que é alertado sobre a presença de outro traficante, e parte ao encontro deste para um acerto de contas.
Ficha Técnica: Direção - Cavi Borges, Júlio Pecly e Paulo Silva / Roteiro - Júlio Pecly e Paulo Silva / Produção Executiva - Cavi Borges e Gustavo Pizzi / Fotografia - Paulo Camacho / Som - Michel Messer / Edição de Som - Michel Cardoso. Elenco - Luciano Vidigal, Jonathan Azevedo,
MELHOR CURTA METRAGEM DE FICÇÃO – Cineport 2007 / Vide Vídeo 2007 / Colatina 2007 / Festival do