O projeto
O curta tem como personagem uma atriz (Inês Peixoto) inconformada com o papel reduzido que lhe foi designado pelo diretor e que tenta ampliar sua participação numa peça teatral, mostrando o seu talento através de um gesto de rebeldia em pleno palco.
Dirigido por Elza Cataldo, também responsável pela produção e roteiro do filme, O Crime da Atriz aborda o universo de uma trupe brasileira de teatro no final do século XIX. O Teatro Municipal de Sabará, em Minas Gerais, é a locação dessa comédia interpretada por atores do Grupo Galpão - uma referência de qualidade artística no cenário mineiro e nacional. O curta é uma adaptação do conto O Crime da Atriz Mariskin, do escritor russo Arkadi Avertchenko (1881-1925). A iconografia e as formas de interpretação russas foram adaptadas ao contexto artístico brasileiro pela diretora Elza Cataldo.
O Crime da Atriz, de Elza Cataldo (Minas Gerais, comédia, 35mm, cor, 13 minutos, 2007)
Ficha Técnica: Direção, produção e roteiro - Elza Cataldo / Produtor Associado - Anderson Farias / Direção de Fotografia - Pedro Farkas / Direção de Arte - Nélio Ribeiro / Figurino - Sayonara Lopes / Montagem - Armando Mendz e Felipe Minicucci / Som direto - Gustavo Campos / Realização - Persona Filmes.
Elenco: Inês Peixoto, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Antônio Edson, Rodolfo Vaz, Júlio Maciel, Teuda Bara, Simone Ordones, Beto Franco
Premiação: Melhor Curta Brasileiro, Prêmio do Público e Prêmio TeleImage na 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário