O projeto Curta nas Telas apresenta,  de 18 a 24 de maio de 2012, o curtametragem O CÃO, de Abel Roland e Emiliano Cunha. As exibições ocorrem na Sala 01 do Arcoíris Boulevard, nas sessões das  19h e 21h20, acompanhando o longa O Corvo (The Raven), de James McTeigue.   
O CÃO é o quinto dos 12 filmes  selecionados na 38ª edição do Curta  nas Telas  a  entrar em exibição. Na trama, diferentes núcleos de personagens  são unidos por um fator comum: a intolerância aos latidos incessantes  de um cão. Os latidos do animal ressoam pela rua, interferindo e  modificando as ações cotidianas da vizinhança. Através da narrativa  fragmentada, a dupla de diretores gaúchos Abel Roland  e Emiliano Cunha trabalha a questão da comunicação (ou da ausência  dela) na vida em sociedade, onde a paz e o sossego voltam a reinar  através de um ato de crueldade.
 
O CÃO,  de Abel Roland e Emiliano Cunha (Porto Alegre, ficção, 9min, digital,  2008)
Sinopse: Um  cão late. Um casal discute. Uma família se desentende. Irmãos ensaiam.  Amigos jogam futebol. O insuportável exercício da convivência. Uma  história comum, que faz refletir  sobre a capacidade – ou incapacidade – de se comunicar e viver em  sociedade.
Ficha Técnica – Direção:  Abel Roland e Emiliano Cunha / Roteiro, Fotografia e Montagem: Abel Roland / Produção: Carlos Paixão e Diogo Zanella / Elenco: Gustavo Suarez, Mafalda Panattieri, Charlie Severo e Márcia Ilha Marques.
Além de O Cão, também segue em exibição, de 18 a 24 de maio de 2012, o curtametragem OS VIAJANTES, de Vinicius Nora. As exibições ocorrem na Sala 03 do Cineflix  Shopping Total, nas sessões das 13h35, 16h20, 19h05 e 21h50, acompanhando o longa A Batalha dos Mares (Battleship), de Peter Berg.  
Em OS VIAJANTES  o diretor Vinicius  Nora, utilizando a animação como recurso técnico, apresenta uma sátira  aos filmes de ficção científica explorando com humor temas comuns ao  gênero, como viagens temporais e conflitos com raças alienígenas. Na  trama, brasileiros investigam uma tecnologia extraterrestre  que torna a Terra um planeta inteiramente dependente. Os Viajantes ecoa citações ao universo das space operas, como Star Wars, e de séries canônicas como Star Trek e Babylon 5, brincando com os clichês e as peculiaridades dos filmes de sci-fi.
 OS VIAJANTES, de Vinicius Nora (Porto Alegre, animação, 12min, 35mm, 2007)
Sinopse: No  futuro, brasileiros investigam uma tecnologia alienígena que torna a  Terra um planeta dependente. Uma sátira a filmes de ficção científica.
Ficha Técnica: Direção  e produção - Vini  Nora / Roteiro - Marcio Schonardie / Arte - Luis Barth eTthiago bulhões  / Som - Kiko Ferraz / Trilha - Lucio Dorfman e Pablo Pons / Vozes -  Kiko ferraz, Otto Guerra, Marta Machado, Heiz Limaverde, Vini Nora e  Falcão.
Sobre o Curta nas Telas
O projeto Curta nas Telas  é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o  Sindicato das  Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional  dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de  Documentaristas (APTC – ABD/RS). O objetivo do projeto é divulgar a  produção nacional de curtas-metragens, exibindo, no  circuito de cinemas de Porto Alegre, os filmes selecionados. Em 37  edições, foram exibidos 257 curtas de todo o Brasil. Em 2011 o Curta nas Telas celebrou com orgulho 15 anos de existência, sedimentando sua importância na difusão do curtametragem  nacional. Uma longevidade alcançada, principalmente, graças à excelência do audiovisual brasileiro.
Os próximos selecionados na 38ª Edição do Curta nas Telas a entrar em cartaz serão:
Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo,  de Rodrigo John – no Arcoiris Cinema.
De Lá Pra Cá, de Frederico Pinto –  25 de maio a 7 de junho, no Guion.
Mediatraining, de Eloar Guazzelli  e Rodrigo Silveira – 8 a 21 de junho, no GNC Cinemas.
Deus, de André Miranda – 22 de junho  a 5 de julho, no Cinemark.
Três Vezes Por Semana, de Cris Reque  – 6 a 19 de junho, no Espaço Itaú de Cinema.
Peixe Vermelho, de Andreia Vigo –  3 a 16 de agosto no Cineflix.
O Céu no Andar de Baixo, de Leonardo  Cata Preta – 17 a 30 de agosto, no Espaço Itaú de Cinema.