quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Festa no Bar Ocidente celebra 15 anos do Projeto Curta nas Telas

Um dos mais longevos e vitoriosos projetos de difusão cinematográfica no Brasil, o Curta nas Telas completa em 2011 seu 15º aniversário de existência. Para comemorar este feito, único no País, a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura realiza uma festa na próxima segunda-feira, 12 de dezembro, a partir das 20h, no Bar Ocidente (João Telles com Osvaldo Aranha). Dentro das comemorações de 15 anos do Curta nas Telas, também será lançado no primeiro semestre de 2012 um DVD duplo reunindo 30 títulos exibidos pelo projeto ao longo desse período, selecionados pelo jornalista e crítico de cinema Roger Lerina.

Implantado em setembro de 1996, após um longo processo de negociação envolvendo a Secretaria Municipal da Cultura, a APTC-RS, o Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas e a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o Curta nas Telas surgiu para atender o anseio da comunidade cinematográfica de garantir espaço para a divulgação do curta metragem nacional. E também oferecer ao público local o acesso permanente a um formato reconhecido pela sua qualidade e diversidade e que antes ficava restrito à programação dos festivais de cinema.

Ao longo de 37 edições do Curta nas Telas, foram selecionados e exibidos 257 curtas de todo o território brasileiro em Porto Alegre. Entre os títulos contemplados desde o início do projeto, estão trabalhos de diretores que mais tarde consolidariam carreira no longa, como Beto Brant, Lírio Ferreira, José Eduardo Belmonte, Cláudio Assis, Laís Bodanzky e Jorge Furtado, entre muitos outros.

A cada duas semanas, o Curta nas Telas coloca um novo título em cartaz na cidade, em um sistema de rodízio do qual participam todas as salas do circuito de exibição comercial. Os curtas selecionados recebem uma remuneração de R$ 1.500,00 por estas duas semanas de exibição, valor pago pela Secretaria Municipal da Cultura.

Nesta semana também foram divulgados os 12 títulos selecionados para a nova etapa do projeto (a 38ª), que são:

Três Vezes por Semana, de Cris Reque

Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo, de Rodrigo John


Mediatraining, de Eloar Guazzelli Filho

Os Viajantes, de Vinicius Nora

De Lá pra Cá, de Camila Gonzatto e Frederico Pinto

Kopeck, de Jaime Lerner

Peixe Vermelho, de Andréia Vigo


O Cão, de Emiliano Cunha e Abel Roland


A Dama do Peixoto, de Douglas Soares e Allan Ribeiro

O Céu no Andar de Baixo, de Leonardo Cata Preta

Deus, de André Miranda

Timing, de Amir Admoni

Os novos títulos selecionados começam a ser exibidos no início de 2012 nos cinemas de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário