A CIDADE E O POETA é o quarto dos 08 filmes selecionados na 37ª edição do Curta nas Telas a entrar em exibição. Sentada em um banco do calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade se mantém impassível diante do caos urbano e do mar insolente. Animada subitamente, a estátua de bronze transforma-se em carne, e o poeta volta a andar pelas ruas do bairro carioca com seu olhar de espanto e perplexidade. Crônica lírica do cotidiano de uma cidade através da rememoração da figura pública e poética de Drummond. “O Poeta e a Cidade” foi premiado na Mostra de Cinema de Tiradentes, além de reconhecido com o Grande Prêmio Vivo de Cinema e o Prêmio Cine Santa no Vitória Cine Vídeo.
A CIDADE E O POETA, de Luelane Corrêa (Rio de Janeiro, ficção/documentário, 14 min, 35mm, 2007)
Roteiro e Direção: Luelane Corrêa / Produção Executiva: Alexandre Guerreiro / Direção de Fotografia: Nonato Estrela, Pedro Serrão, Juarez Pavelak e Araken Dourado / Montagem: Alexandre Guerreiro e Luelane Corrêa / Empresa Produtora: ELA Filmes Ltda.
Sobre o Curta nas Telas
O projeto Curta nas Telas é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS). Seu objetivo é divulgar a produção nacional de curtas-metragens, por meio da exibição dos filmes selecionados no circuito de cinemas de Porto Alegre. Em 36 edições do projeto, foram exibidos 249 curtas de todo o Brasil. Em 2011 o Curta nas Telas celebra com orgulho 15 anos de existência, sedimentando sua importância na difusão do curta-metragem nacional. Uma longevidade alcançada, principalmente, graças a excelência do audiovisual brasileiro.
Os próximos selecionados na 37ª Edição do Curta nas Telas a entrar em cartaz serão:
MAPA-MÚNDI, de Pedro Zimmermann – 28 de outubro a 10 de novembro, no Cinemark Ipiranga.
MARÉ CAPOEIRA, de Paola Barreto Leblanc – 11 a 24 de novembro, na rede Arcoíris.
L’AMAR, de Sandra Alves – 09 a 22 de dezembro, no Unibanco Arteplex.
Nenhum comentário:
Postar um comentário