quinta-feira, 10 de novembro de 2011

MARÉ CAPOEIRA ENTRA NA RODA NA 37ª EDIÇÃO DO CURTA NAS TELAS

O projeto Curta nas Telas apresenta, de 11 a 24 de novembro de 2011, o curta MARÉ CAPOEIRA, de Paola Barreto Leblanc, na Sala 1 do Arco-íris Boulevard (antigo Strip Center), nas sessões das 19h e 21h40, acompanhando as exibições do longa O PALHAÇO, de Selton Mello.

MARÉ CAPOEIRA é o sexto dos 08 filmes selecionados na 37ª edição do Curta nas Telas a entrar em exibição. O pequeno João tem 10 anos, seu apelido é Maré e seu sonho é seguir os passos de seu pai, sendo também um mestre de capoeira. Maré quer dar continuidade a uma tradição ancestral em sua família, mantendo o espírito guerreiro e tornando-se um bravo e exímio capoeirista. Na roda de capoeira ele conhece a ágil Tatuí, e descobre que o amor pode surgir nas situações mais impr
ováveis, como na derrota de uma luta. A diretora Paola Barreto Leblanc engendra um panorama histórico da capoeira misturando documentário e ficção, resgatando valores da cultura afro-brasileira tendo como pano de fundo a história de um primeiro amor.

MARÉ CAPOEIRA, de Paola Barreto Leblanc (Rio de Janeiro, ficção/documentário, 15 min, DigiBeta, 2005)

Ficha Técnica: Direção: Paola Barreto Leblanc / Roteiro: Paola Leblanc, Rosane Svartman, Fabiana Egrejas e Omri Breda Ferradura / Produção Executiva: Ailton Franco Jr. / Direção de Fotografia: Mauro Pinheiro Jr. / Montagem: Daniel Garcia / Empresas produtoras: PB Filmes e AR Produções / Elenco: Felipe Santos, Isabela Fabirezza e Mestre Chaminé.

Premiação: Prêmio do Júri Infantil no Festival de Hamburgo 2006 / Melhor Curta Infantil no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen 2006 / Prêmio Especial do Júri no Amazonas Film Festival 2006 / Prêmio Melhor Documentário – Nueva Mirada, Buenos Aires, 2006.

Sobre o Curta nas Telas

O projeto Curta nas Telas é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS). Seu objetivo é divulgar a produção nacional de curtas-metragens, por meio da exibição dos filmes selecionados no circuito de cinemas de Porto Alegre. Em 36 edições do projeto, foram exibidos 249 curtas de todo o Brasil. Em 2011 o Curta nas Telas celebra com orgulho 15 anos de existência, sedimentando sua importância na difusão do curta-metragem nacional. Uma longevidade alcançada, principalmente, graças a excelência do audiovisual brasileiro.

Os próximos selecionados na 37ª Edição do Curta nas Telas a entrar em cartaz serão:

AREIA, de Caetano Gotardo – 25 de novembro a 08 de dezembro, no Cinemark Ipiranga.

L’AMAR, de Sandra Alves – 09 a 22 de dezembro, no Unibanco Arteplex.

Um comentário: