terça-feira, 28 de dezembro de 2010

PROJETO CURTA NAS TELAS EXIBE CURTA SOBRE A CANTORA DE BARES CARIOCA ÁUREA MARTINS


O projeto Curta nas Telas apresenta, de 7 a 20 de janeiro de 2011, o curta ÁUREA, de Zeca Ferreira, na sala 08 do Unibanco Arteplex, nas sessões das 14h, 16h30, 19h e 21h30, acompanhando o longa ABUTRES (Carancho), de Pablo Trapero. No dia 08 de janeiro (sábado) também às 24h.

ÁUREA é o segundo dos 12 filmes selecionados na 36ª edição do Curta nas Telas a entrar em exibição. Zeca Ferreira, que já havia realizado um curta sobre o grupo de samba paulistano Terreiro Grande e trabalhado como assistente de direção e produção em três filmes de Nelson Pereira dos Santos, neste trabalho aborda a vida da cantora carioca Áurea Martins, em um misto de documentário e encenação que conquistou até agora 11 prêmios em festivais no Brasil, incluindo quatro no Cine-PE 2010: Melhor Curta-Metragem Digital; Melhor Montagem (Luelane Corrêa); Prêmio Especial do Júri pela Fotografia e Prêmio da Crítica.

Nascida no Rio de Janeiro, a cantora Áurea Martins iniciou sua carreira artística na década de 60. Ao longo desses anos, Áurea tem se apresentado em casas noturnas, participou de festivais e dos songbooks Tom Jobim (Se é Por Falta de Adeus) e Chico Buarque (Atrás da Porta), além de outros Cds, como Ivor Lancellotti (Quando Essa Paixão Me Dominar), A Lua e o Conhaque, de Délcio Carvalho (Melancolia), entre outros. Em 2003, lançou Áurea Martins, seu primeiro CD.
ÁUREA, de Zeca Ferreira (Rio de Janeiro, ficção / documentário - ficção, 16 minutos, HDcam, 2009) – Classificação indicativa 10 anos.

Sinopse: Festa acabada, músicos a pé...

Ficha Técnica – Roteiro e Direção: Zeca Ferreira / Produção Executiva: Maria Holanda e Marta Paiva / Direção de Fotografia: Pedro Urano / Montagem: Luelane Corrêa / Elenco: Áurea Martins, Zé Maria Rocha, Leila Rocha, Virgínia Menezes, Deli Alves, Ney Sant´Anna, Lu Simões e Terra Trio.

Sobre o Curta nas Telas
O projeto Curta nas Telas é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS). Seu objetivo é divulgar a produção nacional de curtas-metragens, por meio da exibição dos filmes selecionados no circuito de cinemas de Porto Alegre. Em 35 edições do projeto, foram exibidos 237 curtas de todo o Brasil.

Um comentário:

  1. Queridos, parabéns pela iniciativa. Sou fã de carteirinha da Áurea desde a minha juventude. Onde posso assistir?

    ResponderExcluir