quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dois filmes da 37ª edição do Curta nas Telas no Cinemark Bourbon Ipiranga

O projeto Curta nas Telas apresenta, de 25 de novembro a 1º de dezembro de 2011, os curtas AREIA, de Caetano Gotardo e MAPA-MÚNDI, de Pedro Zimmermann e no Cinemark Bourbon Ipiranga.

Entra em cartaz o curta AREIA, de Caetano Gotardo, na sala 02 do Cinemark Bourbon Ipiranga, na sessão das 20h30, acompanhando o longa A Pele que Habito (La Piel que Habito), de Pedro Almodóvar.

Volta em cartaz - para sua segunda semana de exibição - o curta MAPA-MÚNDI na sala 01 do Cinemark Bourbon Ipiranga, na sessão das 20h50, acompanhando o longa Não Sei Como Ela Consegue (I Don´t Know How She Does It), de Douglas McGrath.



AREIA, de Caetano Gotardo (São Paulo, ficção, 12 minutos, 35mm, 2008)

Selecionado para a 47ª Semana Internacional da Crítica do Festival de Cannes, o curta de Caetano Gotardo mostra uma mulher e um garoto sentados na beira da praia compartilhando um momento amoroso. No entanto, o instante que dividem não é contínuo: ele vai e volta, rearranja-se, parece comportar tempos sobrepostos. Pelo olhar inquieto da mulher, a reconstrução de uma lembrança projeta-se sobre o presente. AREIA ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção de Fotografia e Melhor Atriz no 36º Festival de Gramado, entre outros.

Areia é a mais recente produção do coletivo Filmes do Caixote, responsável pelos curtas Um Ramo (2007), de Juliana Rojas e Marco Dutra, premiado no ano passado na mesma Semana da Crítica do Festival de Cannes, O Diário Aberto de R. (2005), de Caetano Gotardo, exibido no Festival de Biarritz, e O Lençol Branco (2005), de Juliana Rojas e Marco Dutra, também selecionado para o Festival de Cannes. O coletivo, formado por jovens realizadores que têm um interesse comum por algumas linhas de pesquisa da linguagem audiovisual e uma grande afinidade de trabalho, também realizou outros curtas e vídeos que circularam por diversos festivais brasileiros e em países como Argentina, Portugal, Alemanha, Espanha, Itália, Canadá e Estados Unidos .
Roteiro e Montagem: Caetano Gotardo / Produção Executiva: Luís Carlos Soares / Direção de Fotografia: Heloísa Passos / Elenco: Malu Galli e Rafael Rodarte.

MAPA-MÚNDI, de Pedro Zimmermann (Porto Alegre, drama, 15 min, 35 mm, 2009)

O diretor Pedro Zimmermann, utilizando um pano de fundo regional, engendrou uma surpreendente mescla de gêneros, onde elementos fantásticos invadem o cotidiano de um velho e solitário gaúcho. A imensidão dos pampas transforma-se num labirinto circular, onde a narração de um simples causo revela, através de um desfecho inusitado, a resignação de um homem comum diante do inexplicável. Mapa-Múndi arrebatou diversos prêmios, como o de Melhor Produção na Mostra Gaúcha do 37º Festival de Gramado, melhor curta nacional no 5° FANTASPOA, e prêmio de melhor ator para Walmor Chagas no FestCine Maracanaú.

Roteiro: Pedro Zimmermann / Produção Executiva: Regina Martins / Direção de Fotografia: Francisco Ribeiro / Montagem: Frederico Brioni / Elenco: Walmor Chagas e André Mauro.

Sobre o Curta nas Telas
O projeto Curta nas Telas é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS). Seu objetivo é divulgar a produção nacional de curtas-metragens, por meio da exibição dos filmes selecionados no circuito de cinemas de Porto Alegre. Em 36 edições do projeto, foram exibidos 249 curtas de todo o Brasil. Em 2011 o Curta nas Telas celebra com orgulho 15 anos de existência, sedimentando sua importância na difusão do curta-metragem nacional. Uma longevidade alcançada, principalmente, graças à excelência do audiovisual brasileiro.

Os próximos selecionados na 37ª edição do Curta nas Telas a entrar em cartaz serão:

MARÉ CAPOEIRA, de Paola Barreto Leblanc – na rede Arcoíris (para sua segunda semana de exibição).

L’AMAR, de Sandra Alves – 09 a 22 de dezembro, no Unibanco Arteplex.

Com o Curta nas Telas voce paga por 1 filme e assiste 2



Gente.
Olha que bacana a campanha que a  APTC produziu para divulgar o Projeto Curta nas Telas.
CAMPANHA: Voce paga por 1 filme e assiste 2
Diretor: Gleydison Trone Rodovalho
Produção: APTC-RS
Apoio: ESPM Sul

Aproveitamos para agradecer o Sindicato dos Exibidores do RS que, assim como a APTC,  são nossos parceiros neste projeto, que há 15 anos tem levado aos cinemas locais o melhor da produção em curta metragem nacional.
Agradecimento especial às redes participantes nesta edição: Unibanco Arteplex, GNC, Cinemark, Arco-Íris, Cinesystem e Sala Paulo Amorim

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Maré Capoeira teve sua 2ª semana de exibição adiada

O projeto Curta nas Telas apresentaria, de 11 a 24 de novembro de 2011, o curta MARÉ CAPOEIRA, de Paola Barreto Leblanc, na Sala 1 do Arco-íris Boulevard Strip Center.

Excepcionalmente o curta não será exibido na semana de 18 a 24/11 devido a alteração na programação da Sala exibidora.
Tão logo o filme retorne a cartaz, realizaremos  nova divulgação.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

MARÉ CAPOEIRA ENTRA NA RODA NA 37ª EDIÇÃO DO CURTA NAS TELAS

O projeto Curta nas Telas apresenta, de 11 a 24 de novembro de 2011, o curta MARÉ CAPOEIRA, de Paola Barreto Leblanc, na Sala 1 do Arco-íris Boulevard (antigo Strip Center), nas sessões das 19h e 21h40, acompanhando as exibições do longa O PALHAÇO, de Selton Mello.

MARÉ CAPOEIRA é o sexto dos 08 filmes selecionados na 37ª edição do Curta nas Telas a entrar em exibição. O pequeno João tem 10 anos, seu apelido é Maré e seu sonho é seguir os passos de seu pai, sendo também um mestre de capoeira. Maré quer dar continuidade a uma tradição ancestral em sua família, mantendo o espírito guerreiro e tornando-se um bravo e exímio capoeirista. Na roda de capoeira ele conhece a ágil Tatuí, e descobre que o amor pode surgir nas situações mais impr
ováveis, como na derrota de uma luta. A diretora Paola Barreto Leblanc engendra um panorama histórico da capoeira misturando documentário e ficção, resgatando valores da cultura afro-brasileira tendo como pano de fundo a história de um primeiro amor.

MARÉ CAPOEIRA, de Paola Barreto Leblanc (Rio de Janeiro, ficção/documentário, 15 min, DigiBeta, 2005)

Ficha Técnica: Direção: Paola Barreto Leblanc / Roteiro: Paola Leblanc, Rosane Svartman, Fabiana Egrejas e Omri Breda Ferradura / Produção Executiva: Ailton Franco Jr. / Direção de Fotografia: Mauro Pinheiro Jr. / Montagem: Daniel Garcia / Empresas produtoras: PB Filmes e AR Produções / Elenco: Felipe Santos, Isabela Fabirezza e Mestre Chaminé.

Premiação: Prêmio do Júri Infantil no Festival de Hamburgo 2006 / Melhor Curta Infantil no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen 2006 / Prêmio Especial do Júri no Amazonas Film Festival 2006 / Prêmio Melhor Documentário – Nueva Mirada, Buenos Aires, 2006.

Sobre o Curta nas Telas

O projeto Curta nas Telas é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS). Seu objetivo é divulgar a produção nacional de curtas-metragens, por meio da exibição dos filmes selecionados no circuito de cinemas de Porto Alegre. Em 36 edições do projeto, foram exibidos 249 curtas de todo o Brasil. Em 2011 o Curta nas Telas celebra com orgulho 15 anos de existência, sedimentando sua importância na difusão do curta-metragem nacional. Uma longevidade alcançada, principalmente, graças a excelência do audiovisual brasileiro.

Os próximos selecionados na 37ª Edição do Curta nas Telas a entrar em cartaz serão:

AREIA, de Caetano Gotardo – 25 de novembro a 08 de dezembro, no Cinemark Ipiranga.

L’AMAR, de Sandra Alves – 09 a 22 de dezembro, no Unibanco Arteplex.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Curta com Walmor Chagas segue em exibição

O projeto Curta nas Telas segue exibindo até o dia 10 de novembro de 2011 o curta MAPA-MÚNDI, de Pedro Zimmermann, na Sala 04 do Cinemark Bourbon Ipiranga, na sessão das 21h50, acompanhando o longa O Preço do Amanhã (In Time), de Andrew Niccol.

MAPA-MÚNDI, de Pedro Zimmermann (Porto Alegre, drama, 15 min, 35mm, 2009)

Sinopse: Em viagem pelo interior, um médico encontra abrigo na cabana de um gaúcho idoso e solitário. Sentados diante de uma fogueira, perdidos na imensidão do pampa, os dois conversam sobre a vida. O gaúcho tem uma intrigante história para contar. Narra suas andanças em direção à cidade, descreve os caminhos que o trouxeram de volta ao lugar onde se encontra agora. Pouco a pouco, enquanto a noite avança, entendemos que o destino desses dois homens encontra-se ligado de forma profunda e misteriosa.

Roteiro e Direção: Pedro Zimmermann / Produção Executiva: Regina Martins / Direção de Fotografia: Francisco Ribeiro / Montagem: Frederico Brioni / Elenco: Walmor Chagas e André Mauro.