sexta-feira, 16 de julho de 2010

INSCRIÇÕES PARA A 36ª EDIÇÃO DO CURTA NAS TELAS

A secretaria Municipal da Cultura da Cultura informa que as inscrições para o Concurso “CURTA NAS TELAS – 36ª SELEÇÃO” estarão abertas no período de 21 de julho a 20 de agosto de 2010.
As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente, das 9h às 12h e das 14h às 18h, ou pelo Correio, por SEDEX ou Aviso de Recebimento (AR), no endereço da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia (CCVF), situada na Usina do Gasômetro - Av. Pres. João Goulart, nº 551 / 3º andar – CEP 90010-120 – Porto Alegre – RS.

Poderão participar filmes nacionais de curta-metragem que tenham cópia em boas condições na bitola 35 mm ou em formato digital desde que encodados no Sistema Rain, com duração de até 15 (quinze) minutos, sem considerar o tempo de duração dos créditos finais, que não tenham sido exibidos pelo disposto na Lei Federal n° 6281 de 09/12/1975, e que tenham sido realizados após o ano de 1990, inscritos por pessoas físicas ou jurídicas.

ficha de inscrição e termo de ciencia 36ª Curta Nas telas


Regulamento completo 36ª edição Curta nas Telas

CONCURSO N° 008/2010
CURTA NAS TELAS – 36ª Edição
Processo Administrativo 001.000495.10.7

REGULAMENTO

A SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA torna público que estará recebendo dos interessados em participar deste Concurso filmes de curta-metragem, realizados em todo o Território Nacional.
Este Concurso se processará nos termos deste REGULAMENTO, do Convênio Curta Nas Telas e alterações, firmado em 03/12/2007, e da Lei Federal 8.666/93, no que couber.
Integra este Regulamento o Anexo I: Ficha de Inscrição com Termo de Ciência.

1. DO OBJETO
1.1. O presente Concurso tem por objetivo divulgar a produção cinematográfica nacional, por meio de seleção de 12 (doze) filmes de curta-metragem para exibição no circuito comercial de cinemas de Porto Alegre, em um período de 14 (quatorze) dias para cada selecionado, em sistema de rodízio entre as salas.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1. As inscrições ocorrerão no período de 21 de julho a 20 de agosto de 2010.
2.2. O Regulamento estará disponível no portal www.portoalegre.rs.gov.br/cultura ou poderá ser solicitado pelo e-mail curtanastelas@smc.prefpoa.com.br. Informações na Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia (CCVF) pelos fones: (51) 3289-8137 e (51) 3289-8135.
2.3. As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente, das 9h às 12h e das 14h às 18h, ou pelo Correio, por SEDEX ou Aviso de Recebimento (AR), no endereço da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia (CCVF), situada na Usina do Gasômetro - Av. Pres. João Goulart, nº 551 / 3º andar – CEP 90010-120 – Porto Alegre – RS.
2.3.1. As inscrições pelo correio deverão fazer referência, no envelope, a 36ª Edição do Concurso Curta Nas Telas, e somente serão aceitas as que tenham sido postadas até o último dia de inscrição.
2.4. A inscrição será formalizada mediante a entrega da FICHA DE INSCRIÇÃO (anexo I deste Regulamento), devidamente preenchida e assinada pelo(a) Responsável, sem rasuras, acompanhada de uma cópia em DVD do filme e ficha técnica, protocolada pela CCVF, quando realizada pessoalmente.
2.4.1. Para os inscritos que optarem por exibição pelo Sistema Rain, além das exigências acima, será obrigatória a apresentação de Declaração com a informação de que o curta-metragem foi digitalizado e codificado pela Rain Brasil.
2.4.1.1. A declaração deve ser solicitada junto à Gerência de Atendimento da Rain Brasil, pelo e-mail ccarvalho@rain.com.br ou pelo site www.rain.com.br.

2.4.2. Em caso de envio pelo correio, as exigências são as mesmas contidas no item 2.4 e subitem 2.4.1, em caso de exibição no suporte digital, e o Protocolo será o comprovante emitido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), enviado por fax (51) 3289-8133.
2.5. Não serão aceitas as inscrições que forem encaminhadas pela internet ou por fax, e que não atenderem às exigências do disposto nos itens 2.1, 2.3 e 2.4.

3. DA PARTICIPAÇÃO
3.1. Poderão participar filmes nacionais de curta-metragem que tenham cópia em boas condições na bitola 35 mm ou em formato digital desde que encodados no Sistema Rain, com duração de até 15 (quinze) minutos, sem considerar o tempo de duração dos créditos finais, que não tenham sido exibidos pelo disposto na Lei Federal n° 6281 de 09/12/1975, e que tenham sido realizados após o ano de 1990, inscritos por pessoas físicas ou jurídicas.
3.1.1. Para os participantes que optarem pelo formato digital, observar exigência do subitem 2.4.1.
3.2. As inscrições poderão ser feitas em nome de Pessoa Física ou Jurídica.
3.2.1. Se a inscrição for feita em nome de Pessoa Física, considera-se Responsável o(a) Diretor(a) do filme;
3.2.2. Se a inscrição for feita em nome de Pessoa Jurídica, considera-se Responsável a Empresa Produtora, e a assinatura deve ser a de seu representante legal, ou ainda a Distribuidora, desde que apresente procuração ou contrato com delegação de poderes de representação do diretor e da empresa produtora (quando houver).

4. DA SELEÇÃO
4.1. A Comissão de Seleção, não remunerada, será composta por um representante titular e um suplente da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura /PMPA, da Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do RS e Brasileira de Documentaristas – APTC – ABD/RS, do Sindicato das Empresas Exibidoras do RS, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e da Imprensa Especializada de Porto Alegre, este indicado, em comum acordo entre os partícipes do Convênio Curta nas Telas.
4.2. A Comissão de Seleção será nomeada por Portaria do Secretário Municipal da Cultura, publicada no Diário Oficial do Município (DOPA), e terá prazo de 20 dias, após o encerramento das inscrições, para assistir aos filmes inscritos.
4.2.1. A Comissão poderá prorrogar esse prazo por mais 10 dias, caso entenda necessário.
4.3. A reunião para escolha dos 12 (doze) filmes a serem premiados será realizada na Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, da qual será lavrada ata com os filmes selecionados.
4.3.1. O resultado do Concurso será publicado no Diário Oficial do Município – DOPA (www.portoalegre.rs.gov.br/dopa/), incluindo a relação dos filmes inscritos e não selecionados
4.4. A Comissão levará em conta como critérios de seleção: a originalidade formal e temática; a qualidade técnica e artística do filme.
4.5. A Comissão de Seleção é soberana para a escolha dos doze filmes a serem selecionados.

5. DA PREMIAÇÃO
5.1. A premiação consistirá:
a) na exibição dos filmes selecionados, pelo período de 14 dias, no circuito comercial de cinemas de Porto Alegre, em sistema de rodízio entre as salas, integrando as sessões com início entre 19h e 22h;
b) no pagamento do direito de exibição, pela Secretaria Municipal da Cultura, no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), por meio de ordem bancária ou depósito na conta-corrente do(a) Responsável de cada um dos filmes selecionados, de acordo com as informações contidas na Ficha de Inscrição, desde que cumpridas as condições exigidas no subitem 5.2.
5.2. O pagamento em dinheiro ocorrerá no prazo de até 90 dias após a exibição dos filmes selecionados, da entrega de um CD com fotos digitalizadas (com boa nitidez, em jpg e com, no mínimo, 300 DPIs) e da apresentação da documentação abaixo relacionada:
5.2.1. Quando o(a) Responsável for Pessoa Física:
a) Cópia da Carteira de Identidade e CPF;
b) Declaração de Idoneidade (modelo fornecido pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia);
c) Comprovante de residência;
d) Certidão Geral Negativa de Débitos de Tributos Municipais, expedida pela Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre (se residente em Porto Alegre).
5.2.2. Quando o(a) Responsável for Pessoa Jurídica:
a) Contrato Social da empresa e suas alterações;
b) Cópia da Carteira de Identidade e CPF do representante legal da empresa;
c) Cartão do CNPJ da empresa;
d) Declaração de Idoneidade (modelo fornecido pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia);
e) Declaração de não infração do inciso XXXIII do Art. 7º da Constituição Federal Brasileira de 1988 (modelo fornecido pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia);
f) Certificado de Regularidade do FGTS;
g) Certidão Geral Negativa de Débitos de Tributos Municipais, expedida pelo Município de origem da Empresa;
h) Certidão Negativa do INSS.
6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1. As despesas decorrentes da participação do Município neste Concurso correrão pela dotação orçamentária n° 1003.2572339031.
6.2. O período e a sala de cinema para exibição dos filmes selecionados serão definidos pelo Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado do Rio Grande do Sul, nos termos do Convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e APTC – ABD/RS.
6.3. A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia comunicará o período de exibição aos selecionados com até quinze dias de antecedência.
6.4. As cópias dos filmes selecionados deverão ser entregues, em 35mm e em boas condições, até 5 (cinco) dias antes da data marcada para o início da exibição, previamente comunicada pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura.
6.4.1. Os custos e procedimentos de envio e devolução das cópias dos filmes selecionados ficam ao encargo dos seus Responsáveis.
6.5. Os filmes em formato digital encodados no Sistema Rain, que forem selecionados, deverão estar disponíveis mediante solicitação à Rain Brasil, com pelo menos 48 horas de antecedência da data marcada para o início da exibição, que será previamente informada aos Responsáveis pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura.
6.6. Caso não seja apresentada a documentação especificada nos subitens 5.2.1 e 5.2.2 deste Regulamento, no prazo de 30 dias a contar da publicação do resultado da Seleção no DOPA (www.portoalegre.rs.gov.br/dopa/), o(a) Responsável pela inscrição perderá o direito ao recebimento do prêmio em dinheiro.
6.6. A restrição referida no item anterior não trará prejuízo à exibição do filme selecionado, ficando o(a) Responsável na obrigatoriedade de disponibilizá-lo para exibição, mesmo não cumprindo com as exigências para o recebimento do prêmio em dinheiro.
6.7. Não serão devolvidas as cópias em DVD dos filmes inscritos, que passarão a integrar o acervo da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia.
6.8. Os direitos de exibição continuarão sendo dos realizadores.
6.9. Os concorrentes não selecionados que se sentirem prejudicados poderão entrar com recurso administrativo, ficando o prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da publicação do resultado no DOPA, dirigido ao Secretário Municipal da Cultura e encaminhado à Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, pessoalmente ou pelo correio.
6.10. Os casos omissos referentes ao presente Regulamento serão avaliados e definidos pela Comissão de Seleção, observada a legislação vigente.


Porto Alegre, 02 de junho de 2010.



Sergius Gonzaga
Secretário Municipal da Cultura

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Curta nas Telas exibe filme baseado em conto do ator Juliano Cazarré


O projeto Curta nas Telas apresenta de 9 a 22 de julho o curta Ana Beatriz, de Clarissa Cardoso, na Sala 01 do Arcoíris Vitória, na sessão das 19h30, acompanhando o longa Shreck – Para Sempre, de Mike Mitchell.
Ana Beatriz é o sétimo dos 12 filmes selecionados na 35ª edição do Curta nas Telas a entrar em exibição.
A diretora Clarissa Cardoso, formada em publicidade (na UnB) e atuante nos sets de cinema (como diretora de arte, figurinista e produtora), arrisca um denominador comum à atividade cinematográfica. Sobre o seu curta, saído de conto homônimo de Juliano Cazarré, diz: “Acho o filme simples como deve ser: histórias do cotidiano são banais e não precisam obedecer aos momentos de impacto que, normalmente, esperamos do cinema. Gosto do apelo que tem o ‘eu era feliz e não sabia’. O curta revela um encontro casual”, resume.

Ana Beatriz, de Clarissa Cardoso (Brasília, ficção, 9 minutos, cor, 35mm, 2008) – Censura Livre.
Sinopse: Ana Beatriz e Paulo Roberto ainda não se conhecem, mas foram feitos um para o outro. E desde cedo o dia promete... ser igual a outro qualquer. Filme baseado no conto homônimo de Juliano Cazarré.
Com Juliano Cazarré, Peti Portela, Sérgio Lacerda.
Premiação: Melhor Roteiro - Festival de Brasília 2008 / Melhor Montagem - 32º Elche Film Festival (2009/Espanha) / Prêmio Porta Curtas –20º Festival Internacional de Curtas de São Paulo.