sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O CÉU NO ANDAR DE BAIXO ENCERRA AS EXIBIÇÕES DA 38ª EDIÇÃO DO CURTA NAS TELAS

Volta a cartaz, de 21 a 27 de setembro de 2012, o curta-metragem de animação O CÉU NO ANDAR DE BAIXO, de Leonardo Cata Preta, encerrando as exibições de curtas da 38ª Edição do Curta nas Telas. As exibições ocorrem na Sala 3 do Espaço Itaú de Cinema, nas sessões das 13h30, 16h, 18h30 e 21h, acompanhando o longa OS INFIÉIS (Les Infidèles), de Jean Dujardin, Gilles Lellouche e Emmanuelle Bercot.
  
O CÉU NO ANDAR DE BAIXO é o último dos 12 filmes selecionados na 38ª edição do Curta nas Telas  a entrar em exibição.


O CÉU NO ANDAR DE BAIXO, de Leonardo Cata Preta (Belo Horizonte, animação, 15 min, 35mm, 2010)
Sinopse: Devido a uma deficiência congênita, Francisco enxerga o mundo através de uma perspectiva diferente. Desde os seus 12 anos Francisco tem o hábito de registrar fatos importantes de sua vida fotografando o céu. Um dia, uma imagem inusitada surge em uma de suas fotografias, transformando sua rotina e seu modo de encarar a vida.  Esta animação em 2D, totalmente produzida pelo diretor Leonardo Cata Preta, é um exercício estético repleto de lirismo, uma ode às diferenças e às pequenas coisas do cotidiano.

Sobre o Curta nas Telas

O projeto Curta nas Telas é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS). O objetivo do projeto é divulgar a produção nacional de curtas-metragens, exibindo, no circuito de cinemas de Porto Alegre, os filmes selecionados. Em 37 edições, foram exibidos 257 curtas de todo o Brasil. Em 2011 o Curta nas Telas celebrou, com orgulho, 15 anos de existência, sedimentando sua importância na difusão do curta-metragem nacional. Uma longevidade alcançada, principalmente, graças à excelência do audiovisual brasileiro.

Em 22 de outubro de 2012 abrem as inscrições para a 40ª Edição do Curta nas Telas. Informações na Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia pelo fone 3289-8137.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

NOTA SOBRE A EXIBIÇÃO DO CURTA-METRAGEM O CÉU NO ANDAR DE BAIXO


Devido à duração dos filmes que irão entrar em cartaz no Espaço Itaú de Cinema, o curta-metragem O Céu no Andar de Baixo, de Leonardo Cata Preta, terá sua sessão interrompida hoje. O curta voltará a ser exibido a partir do dia 21 e seguirá até o dia 27 de setembro. 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

DOIS CURTAS DE ANIMAÇÃO ENCERRAM AS EXIBIÇÕES DA 38ª EDIÇÃO DO CURTA NAS TELAS

O projeto Curta nas Telas apresenta, de 7 a 20 de setembro de 2012, o curta-metragem de animação O CÉU NO ANDAR DE BAIXO, de Leonardo Cata Preta. As exibições ocorrem na Sala 7 do Espaço Itaú de Cinema, nas sessões das 13h30, 16h, 18h30 e 21h, acompanhando o longa COSMÓPOLIS, de David Cronenberg.

O CÉU NO ANDAR DE BAIXO é o último dos 12 filmes selecionados na 38ª edição do Curta nas Telas a entrar em exibição. Devido a uma deficiência congênita, Francisco enxerga o mundo através de uma perspectiva diferente. Desde os seus 12 anos Francisco tem o hábito de registrar fatos importantes de sua vida fotografando o céu. Um dia, uma imagem inusitada surge em uma de suas fotografias, transformando sua rotina e seu modo de encarar a vida.  Esta animação em 2D, totalmente produzida pelo diretor Leonardo Cata Preta, é um exercício estético repleto de lirismo, uma ode às diferenças e às pequenas coisas do cotidiano.
O CÉU NO ANDAR DE BAIXO, de Leonardo Cata Preta (Belo Horizonte, animação, 15 min, 35mm, 2010)

Também segue em exibição o curta MEDIATRAINING, de Eloar Guazzelli e Rodrigo Silveira  até o dia 13 de setembro de 2012. As exibições ocorrem na Sala 01 do Arcoíris Boulevard (Av. Assis Brasil, 4320), nas sessões das 19h e 21h20, acompanhando o longa Intocáveis (Intouchables), de Olivier Nakache e Eric Toledano. 

Nesta animação em 2D (falada em inglês com legendas em português), um aspirador de pó, um inocente acessório de limpeza, é o grande lançamento mundial de uma multinacional. Porém, ao ser utilizado como ferramenta em uma sessão de tortura em Abu Grahib, e aparecer ao lado do torturado em uma foto divulgada na Internet, o objeto se transforma em um transtorno na vida da diretora da empresa, que precisa, em pleno dia de Natal, reverter a situação perante a mídia enquanto prepara a ceia de Natal de sua família e busca manter o controle do caos que se instaura dentro de seu próprio lar. Um contundente, cruel e irônico manifesto contra a política intervencionista dos Estados Unidos.

MEDIATRAINING, de Eloar Guazzelli e Rodrigo Silveira (São Paulo, animação, 12min, digital, 2011)

Sobre o Curta nas Telas
O projeto Curta nas Telas é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS). O objetivo do projeto é divulgar a produção nacional de curtas-metragens, exibindo, no circuito de cinemas de Porto Alegre, os filmes selecionados. Em 37 edições, foram exibidos 257 curtas de todo o Brasil. Em 2011 o Curta nas Telas celebrou, com orgulho, 15 anos de existência, sedimentando sua importância na difusão do curta-metragem nacional. Uma longevidade alcançada, principalmente, graças à excelência do audiovisual brasileiro.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

39ª Edição do Curta nas Telas - FILMES SELECIONADOS

A 39ª Edição do Curta nas Telas contou com 24 filmes inscritos e a Seleção foi realizada  31 de agosto de 2012, por Marcus Mello, representando a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre; Hiron Goidanich, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul; Luini Nerva Ribeiro, a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS); Daniel Feix, a Imprensa Especializada; e José Luís Espíndola  Lopes, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre.


FILMES SELECIONADOS NA 39ª EDIÇÃO DO CURTA NAS TELAS

A FÁBRICA, de Aly Muritiba (Curitiba, ficção, 15 minutos, 35mm, 2011)
Sinopse – Um presidiário convence sua mãe a arriscar a própria segurança para levar um aparelho celular para ele dentro da penitenciária.

Ficha Técnica – Roteiro e Direção: Aly Muritiba / Produção Executiva: Antônio Junior e Marisa Merlo / Direção de Fotografia: André Chesini / Elenco: Andrew Knoll, Arnaldo Silveira, Eloina Duvoisin Ferreira, Louise Forghieri Ludmila Nascarela, Marcel Szymanski, Moa Leal, Otavio Linhares.

ASSUNTO DE FAMÍLIA, de Caru Alves de Souza (São Paulo, ficção, 13 min, 35mm, 2011)
Sinopse – Domingo. Dia de clássico no campeonato brasileiro. A família de Rossi se organiza em torno da TV. A mãe olha pela janela enquanto o pai e o irmão mais velho assistem ao jogo. Rossi tenta achar seu lugar na casa.

Ficha Técnica – Roteiro e Direção: Caru Alves de Souza / Produção Executiva: Maria Laura Cesar e Tata Amaral / Direção de  Fotografia: Ale Samori / Montagem: Willem Dias / Empresa Produtora: Tangerina Entretenimento Ltda. / Elenco: Cláudia Assunção, Johnnas Oliva, Kauê Telloli, Ney Piacentini, Thiago Balieiro e Thiago Pinheiro.

PROCURA-SE, de Iberê Carvalho (Brasília, ficção, 14 minutos, 35mm, 2010)
Sinopse – Camile fará de tudo para encontrar seu cachorro perdido. O que ela não sabe é que essa será a maior aventura de sua vida.

Ficha Técnica – Roteiro e Direção: Iberê Carvalho / Produção Executiva: Renato Marques / Direção de Fotografia: André Luis da Cunha / Montagem: J. Procópio / Empresa Produtora: PAVIRADA FILMES / Elenco: Bianca Terraza, Bruna Cobello e Heitor Vélez.

MÁSCARA NEGRA, de Rene Brasil (São Paulo, ficção, 15 minutos, 35mm, 2011)
Sinopse – Gregório é apaixonado por uma mascarada de carnaval. Luisette é uma travesti em busca de carinho. Juntos eles passam uma noite de amor intenso. No dia seguinte um jogo de futebol beneficente com amigos vestidos de mulher. Conforme ela vai jogando bola ele vai se apaixonando. Luisette cativa Gregório pelo seu amor sincero.

Ficha Técnica – Direção: Rene Brasil / Roteiro: Bosco Brasil / Produção Executiva: Rene Brasil e Kinoosfera Filmes / Direção de Fotografia: Pedro Eliezer / Montagem: Ângelo Capozzoli / Elenco: Júlio Machado , Rafael Rodarte , Gustavo Brandão, Élder Fraga e Eduardo Acaiabe .

A CIDADE, de Liliana Sulzbach (Porto Alegre, documentário, 15 minutos, 35 mm, 2012)
Sinopse – Distante de outros centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que já abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos. Ninguém gosta de lembrar o que o lugar foi no passado, mesmo que para muitos a lembrança inscreva-se no próprio corpo. 

Ficha Técnica – Roteiro, Direção e Produção Executiva: Liliana Sulzbach / Direção de Fotografia: Francisco Alemão Ribeiro / Montagem: Angela K. Pires / Pesquisa: Rita Lewkowicz. 

A MULA TEIMOSA E O CONTROLE REMOTO, de Hélio Villela Nunes (São Paulo, ficção, 15 minutos, 35mm, 2010)
Sinopse – A história de uma amizade num duelo sem palavras.

Ficha Técnica – Roteiro e Direção: Hélio Villela Nunes / Produção Executiva: André Moreira / Direção Fotografia: Alexandre Samori / Montagem/Edição: Paula Mercedes / Empresa Produtora: Gato do Parque / Empresa Co-produtora: Poeira Filmes / Elenco: Ícaro Teixeira e Vinny Azar.

O DIVINO, DE REPENTE, de Fábio Yamaji (São Paulo, documentário/ animação, 6 minutos, 35mm, 2009) 
Sinopse – Ubiraci Crispim de Freitas, personagem real conhecido por Divino, canta repentes e conta sua vida neste documentário animado com ficção experimental. Além do live-action, várias técnicas artesanais de animação compõem o filme: flipbook, desenho animado, rotoscopia, pixilation e stop motion. 

Ficha Técnica – Roteiro, Direção e Montagem: Fábio Yamaji / Produção Executiva: ABCA e Ana Luiza Pereira / Direção de Fotografia: Paulo de Tarso Disca / Animação: Bruno Mazzilli, Caterina Renaux, Daniela Mochida, Etienne Yamamoto, Fábio Yamaji, Fernando Miller, Gika, Jozz, Marão e Pedro Iuá / Empresas Produtoras: Rocambole Produções e Skerzo Cinema / Elenco: Ubiraci Crispim De Freitas - "Divino".

DE OUTROS CARNAVAIS, de Paulo Miranda (São Paulo, ficção, 14 minutos, 35mm, 2012)
Sinopse – Ao longo de vários carnavais, Janice e Píndaro se encontram, brincam, apaixonamse, mudam de fantasias, crescem, mas ainda mantêm suas fantasias. 

Ficha Técnica – Roteiro e Direção: Paulo Miranda / Produção Executiva: Marita Miranda / Direção de Fotografia: Junior Malta / Montagem: Douglas Aguillar / Empresa Produtora: SW-VG 94 Produtora / Elenco: Marina Merlino, Felipe Ventura, Melissa Vettore, Renato Baragão e Cynthia Falabella.